•  Doutorado em Ministério
•  Curso de Mestrado em Aconselhamento (São Paulo)
•  Liderança Pastoral
•  Mestrado em Bíblia
•  EaD-Aluno



MESTRADO EM BÍBLIA - EAD

Aumentar Diminuir
| imprimir |


Previsão de Início: 01 de agosto de 2017


Introdução
O curso visa atender à formação de pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos bíblico-teológicos e a prática da fé na realidade brasileira. Por isso, tem como alvo pessoas que procuram simultaneamente espiritualidade e senso crítico na reflexão e elaboração de discursos a respeito do divino que sejam frutos da fé e da experiência decorrentes das páginas das Escrituras judaico-cristãs.
O seu eixo temático perpassa o Antigo e o Novo Testamentos, em seu caráter teológico e exegético.

Relevância
O curso é relevante porque busca compreensão das Escrituras Sagradas, não prescindindo de abordagem acadêmica a seus contextos históricos, sociais, imaginários. Com isso, cuida-se de construir um conhecimento bíblico consistente com o qual se visa servir a Igreja contemporânea.

Público alvo
O curso destina-se a todas as pessoas portadoras de diploma de nível superior, em Teologia ou áreas afins, que desejam desenvolver reflexões de alto nível a respeito da Bíblia, fonte da fé e prática da Igreja Cristã.
O mestrado é um curso livre, não avaliado pela CAPES do MEC e sua titulação é reconhecida em âmbito eclesial e de organizações cristãs.

Linhas de pesquisa e ação
O curso de mestrado em Bíblia divide-se em duas linhas de pesquisa:
Em Estudos no Antigo Testamento procura-se pesquisar a Bíblia Hebraica sob os olhares de abordagens antropológicas, arqueológicas, históricas, sociológicas e teológicas. E da perspectiva de teorias recentes a respeito da história de Israel e do Antigo Oriente Médio.Em Estudos no Novo Testamento procura-se pesquisar o cânon neotestamentário sob a óptica de abordagens antropológicas, arqueológicas, históricas, sociológicas e teológicas. E da perspectiva de teorias recentes a respeito da história do judaismo do segundo templo e do cristianismo primitivo.

Ingresso
O candidato deverá apresentar seu projeto em entrevista realizada no período estabelecido pela secretaria. O projeto deverá seguir o modelo apresentado pela Faculdade e que segue os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Também há de se observar que por ocasião do ingresso o candidato deverá realizar uma prova que demonstre a capacidade de leitura de textos em inglês ou espanhol. Essa avaliação consistirá na tradução de um texto no idioma escolhido, sendo-lhe permitido usar um dicionário (porém, não meios eletrônicos). Caso seja reprovado, deverá realizá-la novamente dentro do período de um ano.
O aluno não precisará realizar prova de conhecimento em línguas bíblicas (grego e hebraico), embora o seu conhecimento seja necessário em todas as etapas da produção de sua dissertação, por se tratar de trabalho exegético.

Créditos
Total de disciplinas   – 24 créditos (cada disciplina valerá 4)
Dissertação              – 06 créditos
Total                       – 30 créditos

Investimento: 24 parcelas de R$ 300,00.

Estrutura curricular
O curso se compõe de seis módulos assim distribuídos:

1 – Metodologia do trabalho científico

Ementa
Estudo e prática dos métodos que norteiam a pesquisa acadêmica tendo em vista o estudo do tema, pelo aluno, e de sua produção escrita no formato de dissertação.



2 – Metodologia exegética (Antigo e Novo Testamentos)


Ementa
Apresentação de métodos utilizados em exegese e das fases da pesquisa exegética. Produção de textos exegéticos relativos a trechos e/ou livros bíblicos.

3 – Estudo exegético: Novo Testamento

Ementa
Aplicação de metodologia exegética em textos selecionados do Novo Testamento.

4 – Teologia Bíblica: Antigo e Novo Testamentos


Ementa
Estudos de temas teológicos extraídos do Antigo e do Novo Testamentos levando-se em conta seus contextos vivenciais, históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais.

5 – Estudo exegético: Antigo Testamento

Ementa
Aplicação de metodologia exegética em textos selecionados do Antigo Testamento.

6 – Leituras contemporâneas da Bíblia


Ementa
Reflexão a respeito das leituras das Escrituras no contexto contemporâneo, com os desafios que são colocados aos estudiosos da Bíblia a partir das questões sociais, políticas, econômicas, religiosas, culturais que se lhes impõem.



Exame de Qualificação
O exame de qualificação consiste na avaliação do relatório acadêmico do aluno e de seu projeto de pesquisa. Ele deverá ocorrer após o aluno haver concluído seus créditos em disciplinas.
A mesa de qualificação compor-se-á de três doutores, sendo o orientador do mestrando o presidente da mesma, e mais dois que o arguirão a respeito de seu projeto.

Defesa da dissertação
A mesa de defesa será composta de três doutores, sendo o orientador do mestrando o presidente da mesma, e mais dois arguidores.
O resultado se dará por meio dos seguintes conceitos: aprovado ou reprovado, havendo a possibilidade de o aluno ser aprovado com louvor.

Duração do curso
O curso de Mestrado em Bíblia terá a duração de dois, com um ano e meio para o cumprimento dos créditos em disciplina e um semestre para a redação da dissertação, após aprovação pela banca de qualificação.

Periodicidade
O curso será oferecido na modalidade EaD, ou seja, totalmente online, permitindo ao aluno impossibilitado de vir a faculdade, fazer seu curso por meio da internet em sua própria casa, adequando assim, seus horários.   






R. Pirapitingui, 165 - 3º andar - Liberdade - São Paulo - SP (prox. ao metrô São Joaquim) - (11) 5579-4629 - Horário de atendimento: 13h30 às 20h30