•  Faculdade
•  50 anos de educação e fé
•  Os idealizadores
•  As aulas noturnas na Escola Americana
•  Ensino e comunhão no sítio em Mairiporã
•  A FTML chega a São Paulo
•  50 anos: novas conquistas, novos projetos
•  Cronologia
•  Entrevista



ENTREVISTA COM BISPO JOSÉ ILDO SWARTELE DE MELLO

Aumentar Diminuir
| imprimir |

Ao longo dos últimos 50 anos, grandes mestres e doutores especializados nas mais diferentes áreas fizeram parte do corpo docente da Faculdade de Teologia Metodista Livre (FTML). Já passaram pela instituição nomes como o pastor John Mitzuki, o primeiro deão e um dos fundadores da Faculdade, que atualmente reside nos Estados Unidos;  Howard Snyder, hoje professor do Asbury Theological Seminary, nos EUA, e autor de diversos livros como A Comunidade do Rei: uma reflexão sobre a Igreja que Deus quer;  e o pastor Ariovaldo Ramos, presidente da organização não-governamental cristã Visão Mundial. Cada um a seu modo, todos eles contribuíram para o crescimento da FTML, compartilhando seus conhecimentos e transmitindo aos alunos suas experiências com a prática pastoral. Hoje, um dos professores mais admirados da FTML é o Bispo José Ildo Swartele de Mello, um exemplo de homem de fé e acadêmico sempre preocupado em “crescer em conhecimento”, nas palavras dele. De 1985 a 1988, Bispo Ildo  fez o curso de Bacharel em Teologia na FTML. Foi seu primeiro contato com a instituição, um período do qual guarda boas recordações e muitas saudades. Concluído o curso, ele procurou aprofundar-se ainda mais nos estudos e no ministério, e não demorou a ingressar no corpo docente da FTML. Hoje, Bispo Ildo preside o Concílio Geral Provincial Brasileiro da Igreja Metodista Livre, também é presidente do Concílio Sul-Americano e ensina Evangelismo, Missões Urbanas, Teologia da Liderança, Escatologia, Romanos e Apocalipse na FTML. Na entrevista a seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a ligação dele com a Faculdade e sua opinião sobre a importância desta instituição de ensino.

1. Conte sobre sua experiência de estudante na FTML. O senhor tem boas recordações daquela época?
Sim, guardo boas recordações dos excelentes professores, dos diretores e funcionários e também dos meus colegas. Tenho também saudades dos cultos semanais que fazíamos na capela da Faculdade. A maioria dos professores era muito competente e exigente. Muitos nos deixaram um legado que vai além do conhecimento acadêmico, pois nos deixaram algo de si mesmos, de sua experiência e de seu espírito e caráter.

2. De que maneira o período de estudos na FTML contribuiu para a sua trajetória de pastor e bispo?
Ao mesmo tempo em que fazia o curso de Bacharel em Teologia, eu estava também liderando a implantação de uma nova igreja. Este meu envolvimento direto no ministério pastoral fez com que eu percebesse a relevância de cada matéria que era ensinada na Faculdade. Eu estudava com muito gosto, procurando tirar o máximo proveito de cada aula para poder colocar os ensinos em prática. Peguei o gosto pela leitura e pelos estudos e não parei de estudar quando terminei o bacharel. Busquei sempre crescer em conhecimento, cursando mestrado em Teologia e fazendo doutorado  em Ministério.

3. Atualmente o senhor é professor da FTML. Como tem sido esta experiência?
Sempre gostei de lecionar. Sinto que este é meu chamado principal. Sinto-me na obrigação de transmitir tudo aquilo que tenho aprendido no decorrer do meu ministério pastoral. Já dei aula das seguintes disciplinas: Teologia 1, Pentateuco e Profetas Menores. Atualmente tenho lecionado: Evangelismo, Missões Urbanas, Teologia da Liderança, Escatologia, Romanos e Apocalipse.

4. Na sua opinião, qual é a importância da FTML para a comunidade cristã brasileira e para a Igreja Metodista Livre?
Hoje, a Faculdade continua no seu propósito de formar pastores e líderes fiéis à Palavra de Deus e comprometidos com a Missão da Igreja e com os valores do Evangelho do Reino de Deus.

5. Como o senhor avalia a trajetória e as conquistas da FTML ao longo
dos últimos 50 anos?
Nestes 50 anos, a Faculdade têm contribuído para a boa formação de muitos pastores, missionários e líderes de diversas denominações que têm feito diferença em seus respectivos contextos. Muitos ex-alunos se tornaram notórios em nosso país devido ao impacto e relevância de seus ministérios.


R. Pirapitingui, 165 - 3º andar - Liberdade - São Paulo - SP (prox. ao metrô São Joaquim) - (11) 5579-4629 - Horário de atendimento: 13h30 às 20h30