•  Faculdade
•  50 anos de educação e fé
•  Os idealizadores
•  As aulas noturnas na Escola Americana
•  Ensino e comunhão no sítio em Mairiporã
•  A FTML chega a São Paulo
•  50 anos: novas conquistas, novos projetos
•  Cronologia
•  Entrevista



50 ANOS: NOVAS CONQUISTAS, NOVOS PROJETOS

Aumentar Diminuir
| imprimir |

Diante de tão longa e importante história, o aniversário de 50 anos da Faculdade de Teologia Metodista Livre não poderia passar em branco. Para comemorar a data, no início deste ano, a FTML recebeu várias melhorias em sua infra-estrutura. As salas da área administrativa foram reformadas e estão com um novo visual. Novos computadores também foram adquiridos, o que possibilitou a informatização da secretaria e dos setores de administração. O resultado é uma grande melhoria na  comunicação interna.

A Biblioteca da faculdade também foi beneficiada. O acervo foi ampliado com a aquisição de 500 novos livros nas áreas bíblica, teológica, histórica, filosófica, lingüística, entre outras. Os alunos agora contam com um total de 9 mil obras disponíveis para consulta.

Mas, sem dúvida, este ano, a maior conquista da FTML foi a implantação do Curso de Mestrado em Teologia Prática, no primeiro semestre. “O mestrado era um sonho antigo. Há dez anos estávamos amadurecendo essa idéia”, conta o pastor Shigueru. A proposta inicial, segundo ele, era formar uma parceria com uma faculdade dos Estados Unidos, para que professores estrangeiros ministrassem periodicamente aulas no Brasil. Mas a equipe da faculdade percebeu que, com esforço e trabalho em conjunto, teria condições de implantar uma pós-graduação na própria FTML. “Com a ajuda do professor Júlio Zabatieiro e de uma importante equipe de apoio, montamos o curso e, com a graça de Deus, conseguimos professores especializados em diferentes áreas, com doutorado e muito experiência”, afirma o pastor Shigueru.

O programa de mestrado tem duração prevista de dois anos. As aulas começaram no mês de maio e os alunos recém-chegados encontraram um lugar acolhedor com uma ótima estrutura para atender às suas necessidades. Uma nova sala de aula foi criada especialmente para atender os estudantes de mestrado, que contam com instalações confortáveis (novas mesas e cadeiras, ar condicionado) e equipamentos modernos (Data Show, tripé e tela de projeção, entre outros). A grande maioria dos professores tem títulos de doutorado. É o caso de Julio Zabatieiro, doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, que ministrou as aulas do primeiro módulo, em maio. E do professor  Howard Snyder, Ph.D. em Teologia pela Universidade de Notre Dame, convidado a ensinar a disciplina Teoria do Ministério do Povo de Deus, no segundo módulo, que será realizado em agosto.

O Curso de Mestrado em Teologia Prática da FTML oferece duas linhas de pesquisa – Prática Pastoral e Igreja e Sociedade. Ambas demonstram a preocupação da faculdade em formar mestres, pastores e líderes aptos a lidar com os novos desafios lançados pela sociedade e para colocar em prática modelos de atuação pastoral relevantes e eficazes. “A nossa principal meta é preparar os pastores para um diálogo mais contextualizado com a sociedade e para responder às demandas dessa”, explica o pastor Dionísio. “O mestrado veio para requalificar e aperfeiçoar os pastores para as necessidades de uma Igreja que está questionando sua realidade e sendo questionada pela sociedade”, diz ele.

Mas os investimentos na FTML não terminam por aí. Ainda este ano, será implantado um curso de Educação à Distância (EaD), oferecido através da Internet. Com a nova ferramenta, leigos e pastores da Igreja Metodista Livre e de outras denominações poderão se matricular nos diversos cursos oferecidos pela faculdade e assistir às aulas sem sair de casa. O curso Bacharel em Teologia e o Mestrado estão sendo formatados para serem oferecidos à distância e tudo indica que, a partir de julho, algumas disciplinas já estarão disponíveis. “Com a Educação à Distância, nossa intenção é atender aos membros das várias igrejas do Brasil e dos muitos países onde temos igrejas, como Portugal, Japão, Moçambique e Estados Unidos”, diz o pastor Shigueru.

Adaptada às novas necessidades educacionais e pastorais, com novos cursos e ferramentas de capacitação, a FTML comemora seus 50 anos  aberta à participação de todas as igrejas e convidando todos os interessados a conhecerem seus trabalhos de educação teológica. “Hoje, a FTML disponibiliza exatamente aquilo que as igrejas locais necessitam, atendendo a todas as necessidades delas na área de educação. Por isso, gostaríamos que  as nossas igrejas percebessem a qualidade dos cursos oferecidos e dessem um retorno no sentido de enviar seus membros e pastores”, observa o pastor Shigueru.  “Tudo isso que estamos fazendo é uma forma de dizermos que estamos aqui, não estamos alheios aos problemas da Igreja e queremos, de fato, que a Igreja torne-se parceira, enviando alunos e lembrando da Faculdade como uma instituição onde tudo é pautado pela seriedade”, completa o pastor Dionísio.


R. Pirapitingui, 165 - 3º andar - Liberdade - São Paulo - SP (prox. ao metrô São Joaquim) - (11) 5579-4629 - Horário de atendimento: 13h30 às 20h30